terça-feira, 2 de abril de 2013

Jovem Guarda: moda, música e juventude




Olha que bacana essa notícia... a Estação das Letras Editora e a Livraria da Vila - Lorena, no próximo dia 04 de abril, 5a Feira, das 18h30 às 21h30 promovem o lançamento de um livro muito bacana: JOVEM GUARDA: moda, música e juventude de Maíra Zimmermann e ilustração de Douglas K. do Amaral. Gostou do tema? Dá uma lidinha abaixo, no release promovido pela equipe de comunicação da Estação das Letras e você entenderá um pouquinho mais qual a proposta da literatura. Se estiver em SP, não perca esta oportunidade de visitar o lançamento e conhecer mais sobre esta e outras literaturas voltadas à moda, comportamento e consumo.


Release:
Escrito pela Doutoranda em História (Unicamp), mestre em Moda, Cultura e Arte (Senac), especialista em Jornalismo de Moda (UAM) e bacharel em História (UFSC) Maíra Zimmermann, o livro busca entender a emergência de um estilo de vida jovem e rebelde no Brasil dos anos 1960 que, associado à estreia do programa de TV Jovem Guarda (1965-1968), liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, convergia com o esforço da indústria cultural nacional em criar ídolos pop, com inspiração no modelo britânico difundido pelo pop/rock internacional norteado pelos Beatles. No estudo, as transformações comportamentais do período são analisadas dentro do contexto da formação do mercado consumidor adolescente que se associa ao início do prêt-à-porter no Brasil.


Nas palavras da autora: “Nos anos 60 o mundo sofreu a invasão sonora e visual do iê-iê-iê dos Beatles. Por aqui se formava um grupo que ficou conhecido como Jovem Guarda: era uma nova forma de se vestir, falar, cantar, comportar-se. As meninas de minissaia, os meninos cabeludos, vestindo cores. A música convidava e a moda provocava. O estilo que assustava pais, agradava filhos, que se identificavam e faziam de tudo para ficarem parecidos com seus ídolos. Em meio a uma transformação de costumes, a rebeldia da
Jovem Guarda trouxe pro Brasil um modo de ser adolescente”.

O livro é ilustrado por Douglas K. do Amaral, especialista em desenho e professor da técnica na FAAP. Se a obra analisa e reflete sobre os comportamentos e simbologias da época, por meio das ilustrações observam-se releituras ricas em detalhes e a delicadeza nos traços e estilo. Coroando o trabalho de Maíra e Douglas, Wanderléa, cantora e ícone do movimento abordado, nos presenteia com o texto emocionante de apresentação do livro: “Jovem Guarda: moda, música e juventude”.

Ficha técnica:
Jovem Guarda: moda, música e juventude
Autor: Maíra Zimmermann
Ilustrações: Douglas K. do Amaral
ISBN: 9788560166-69-5
Medidas do livro: 20,5 cm. X 20,5 cm
Nº páginas: 216
Preço: R$48,00


Expediente:
Redigido e publicado por Leandro Pires, em 02.04.13, às 08h32
Informações de responsabilidade dos organizadores do evento, podendo sofrer alterações sem aviso prévio

Nenhum comentário:

Postar um comentário