segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Goiás Criativo - Inauguração


Inaugura amanhã (26) o Goiás Criativo, um espaço desejado e esperado pelos goianos e goianienses que traz a proposta de divulgar e fortalecer a economia criativa no Estado de Goiás. 

Décio Coutinho
Décio Coutinho, Superintendente Executivo da Secretaria da Cultura do Estado de Goiás - SECULT e em um bate papo informal ele comenta que o projeto Goiás Criativo surge na proposta de atender aos setores culturais e criativos de Goiás, considerando nossas dimensões territoriais, a rica diversidade cultural, o potencial de criatividade e invenção, as tecnologias sociais originais geradas no Estado baseadas na dimensão cultural das tecnologias digitais e redes sociais.
A cultura em Goiás tem novos protagonistas incorporados no seu tecido nos últimos dez anos, como por exemplo os Pontos de Cultura e a dita “nova classe média” brasileira. Com isso se amplia a complexidade dos desafios existentes culturais em todos os segmentos.
O Goiás Criativo é uma rede física e virtual que oferece apoio aos empreende- dores criativos. Ele também oferece um ambiente de partilha e de aceleração entre empreendedores, artistas, prestadores de serviços e fabricantes de diversos segmentos da economia criativa brasileira. Tem como desafios fortalecer as cadeias produtivas da cultura em cada território seguindo a sua vocação. Fomentar e apoiar as invenções cotidianas: soluções locais para os problemas locais. Funcionar como um centro para a absorção local de tecnologias e conhecimentos, valorizando a experimentação e a inovação, gerando transformação e desenvolvimento social. Fortalecer o processo criativo das empresas com base em suas singularidades culturais. Inovar no ambiente cultural por meio de tecnologias sociais e do conhecimento cultural reforçado por relações de colaboração. Aplicação de técnicas e ferramentas voltadas para o empreendedorismo criativo e estimular práticas de inovação social em rede.
O Goiás Criativo irá contribuir para que tenhamos no nosso Estado eventos e atividades baseados na promoção e partilha. Prover consultorias de apoio para as especificidades culturais e cursos de gestão e formação técnica.
O projeto possui ainda a parceria do Sebrae Goiás, com a representação do Sr. Marco Antônio, como gestor, e ainda o Ministério da Cultura. O evento acontecerá às 10h no espaço do Goiás Criativo, localizado no histórico prédio Parthenon Center, no centro da cidade. 
Esperamos vocês!

#goiascriativo #criativo #criatividade #creative #economiacriativa #creativeeconomy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário