quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Você sabe o que é COBOGÓ?

Casa localizada na Rua 20 do centro
de Goiânia - Cobogós na sacada/varanda
Cobogó é um nome que pode ser considerado estranho ou engraçado, porém sendo um objeto que convivemos a muito tempo com ele. Certamente ao ver você vai se lembrar de algum momento da sua infância em que deparou-se com um cobogó. Sim? Não? Vejamos... 

Muito presente na arquitetura brasileira, principalmente na década de 50 e em regiões como Nordeste e Brasília, também pode ser comumente conhecido como elemento vazado. Hoje volta com força considerável na arquitetura e decoração contemporânea, e com novas leituras de matéria prima e design. 

Apenas para explicar e contextualizar vamos entender tecnicamente do porque do termo. Cobogó é o nome de batismo para um tipo de elemento vazado, inicialmente feito em cimento, mas que depois passou a ser produzido com outras matérias primas como cerâmica, argila ou vidro, e hoje em dia até mesmo em madeira e resina para ambientes internos como apartamentos ou apenas como decoração em salas de estar. Seu nome é derivado das inicias dos sobrenomes de três engenheiros, que na década de 20, em Pernambuco (ou seja - um produto brasileiro) trabalharam em conjunto na sua idealização. Assim: Amadeu Oliveira COimbra, Ernest August BOeckmann e Antônio de is - ou seja: COBOGÓ. Sua função não era apenas estética, mas pelo contrário: principalmente para evitar ou amenizar o superaquecimento do ambiente, permitindo ainda a passagem filtrada da luz exterior e a ventilação natural. Mas sua inspiração, advêm dos muxarabis: elementos tradicionalmente da cultura árabe que consiste em treliças de madeira aplicadas geralmente em janelas, para garantir a privacidade das mulheres de forma que a visão do exterior era possível, mas ao contrário não.

Podemos ter uma experiência infinita de cobogós ao passear pelas ruas do centro de Goiânia. E esta foi a minha inspiração ao compartilhar com vocês sobre este assunto. Amante (e morador) do centro que sou, tenho o hábito romântico de caminhar (ou passear) à pé pelas ruas do centro de Goiânia, e às vezes (quando tenho tempo) até mesmo mudar as minhas rotas para observar as casas antigas que possuem em sua arquitetura elementos vazados. Sacadas, muros, varandas ou alpendres (pauta para outro post), garagens... jardins de inverno.. enfim... tudo muito lindo, histórico e nostálgico.

Sendo assim, se você se lembra e deseja resgatar a memória - fica a dica. Se não conhece, fica dica também de quando puder fazer um passeio nas ruas centrais de Goiânia. Tenha certeza de que você vai se apaixonar. Se quiser dar um sabor especial ao seu passeio, aproveite para reviver a gastronomia goiana em restaurantes históricos e reconhecidos de nossa cultura que ainda estão instalados no centro. Vale à pena! 

Fachada de muro de uma casa na Rua 55 - Centro de Goiânia




Nenhum comentário:

Postar um comentário