quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Goiás Criativo na Mídia

Goiás Criativo na mídia - Jornal O Popular - Inauguração


#goiascriativo

Senac Moda Informação - Inverno 2015

Em Setembro. Programe-se!



3 DE SETEMBRO
TEATRO BRADESCO
Bourbon Shopping São Paulo
Rua Turiassu, 2.100 - Pompeia

Para desmistificar a inovação nos negócios, Martha Gabriel é a palestrante convidada desta edição.
Últimos dias de inscrição.


Quer saber mais? Clique aqui.

Agenda de ações - Goiás Criativo

A programação de ações para os meses de Agosto, Setembro e até Outubro no Goiás Criativo, já está definido. Legal né? Então... Lápis e papel na mão, já se programe para não perder as oportunidades.


Quer saber mais sobre o Goiás Criativo? Clique aqui.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Goiás Criativo - Inauguração


Inaugura amanhã (26) o Goiás Criativo, um espaço desejado e esperado pelos goianos e goianienses que traz a proposta de divulgar e fortalecer a economia criativa no Estado de Goiás. 

Décio Coutinho
Décio Coutinho, Superintendente Executivo da Secretaria da Cultura do Estado de Goiás - SECULT e em um bate papo informal ele comenta que o projeto Goiás Criativo surge na proposta de atender aos setores culturais e criativos de Goiás, considerando nossas dimensões territoriais, a rica diversidade cultural, o potencial de criatividade e invenção, as tecnologias sociais originais geradas no Estado baseadas na dimensão cultural das tecnologias digitais e redes sociais.
A cultura em Goiás tem novos protagonistas incorporados no seu tecido nos últimos dez anos, como por exemplo os Pontos de Cultura e a dita “nova classe média” brasileira. Com isso se amplia a complexidade dos desafios existentes culturais em todos os segmentos.
O Goiás Criativo é uma rede física e virtual que oferece apoio aos empreende- dores criativos. Ele também oferece um ambiente de partilha e de aceleração entre empreendedores, artistas, prestadores de serviços e fabricantes de diversos segmentos da economia criativa brasileira. Tem como desafios fortalecer as cadeias produtivas da cultura em cada território seguindo a sua vocação. Fomentar e apoiar as invenções cotidianas: soluções locais para os problemas locais. Funcionar como um centro para a absorção local de tecnologias e conhecimentos, valorizando a experimentação e a inovação, gerando transformação e desenvolvimento social. Fortalecer o processo criativo das empresas com base em suas singularidades culturais. Inovar no ambiente cultural por meio de tecnologias sociais e do conhecimento cultural reforçado por relações de colaboração. Aplicação de técnicas e ferramentas voltadas para o empreendedorismo criativo e estimular práticas de inovação social em rede.
O Goiás Criativo irá contribuir para que tenhamos no nosso Estado eventos e atividades baseados na promoção e partilha. Prover consultorias de apoio para as especificidades culturais e cursos de gestão e formação técnica.
O projeto possui ainda a parceria do Sebrae Goiás, com a representação do Sr. Marco Antônio, como gestor, e ainda o Ministério da Cultura. O evento acontecerá às 10h no espaço do Goiás Criativo, localizado no histórico prédio Parthenon Center, no centro da cidade. 
Esperamos vocês!

#goiascriativo #criativo #criatividade #creative #economiacriativa #creativeeconomy 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Goiás Criativo


Goiás Criativo

Um novo projeto iniciou hoje (14) em Goiânia e promete movimentar o Estado de Goiás. Este é o Goiás Criativo, um projeto que tem em sua base a união da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás - SECULT, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Ministério da Cultura

O projeto pode ser compreendido como uma incubadora e/ou aceleradora de empresas, com o foco central de informar, desenvolver e fortalecer a cultura de Economia Criativa no Estado de Goiás que em potencial é gigantesco porém ainda há muito a ser conseguido e conquistado. Vamos falar um pouquinho sobre economia criativa?


O que é Economia Criativa?

O conceito de economia criativa deriva do termo "indústrias criativas" que por sua vez apareceu em um discurso intitulado Creative Nation (Nação Criativa), proferido pelo primeiro-ministro da Austrália Paul Keating, em 1994. A fala defendia a importância de aproveitar as oportunidades geradas pela globalização e pelas mídias digitais como forma de informar e enriquecer a criatividade das pessoas e sua contribuição para o desenvolvimento do país. 

A ideia ganhou força em 1997, na Inglaterra, quando, para fazer frente à crescente competição econômica global, o governo do então primeiro ministro Tony Blair criou uma força tarefa multissetorial, encarregada de analisar as tendências de mercado e as vantagens competitivas nacionais. Destaque para a parceria público-privada e para a articulação entre os diferentes setores e pastas públicas nas áreas da cultura, desenvolvimento, turismo educação e relações exteriores, entre outras. Como fruto desse trabalho foram identificados 13 setores de maior potencial para a economia britânica - um modelo que acabou replicado em diversos países. A esse conjunto de setores, cujo fio condutor era a possibilidade de geração de direitos de propriedade intelectual, deu-se o nome de "indústrias criativas" (sendo que indústria, em economia refere-se a um setor econômico, como indústria financeira, indústria do entretenimento, indústria do turismo).

Economia criativa, segundo o autor inglês John Howkins no livro The Creative Economy, publicado em 2001, trata-se de atividades na quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. Para John os setores sustentáveis da Economia Criativa se totalizam em 15, sendo eles:

- Gastronomia
- Arquitetura
- Publicidade
- Design
- Artes, antiguidades
- Artesanato
- Moda
- Cinema e vídeo
- Televisão
- Editoração e publicações
- Artes Cênicas (Performing Arts)
- Rádio 
- Softwares de lazer
- Música
- Fotografia

Próximos passos... 

A equipe de trabalho está composta de 13 consultores e instrutores sob a direção do Gestor Décio Coutinho - Superintendente Executivo da SECULT, tendo os profissionais formações e experiências diversificadas, passeando por gastronomia, moda, cultura, finanças, administração, políticas públicas..., entre outras. Eu, Leandro Pires, por meio da LP Consultoria, tive o prazer de ser aprovado no processo de seleção e escolha destes consultores. Já estamos desde o dia 14 participando de encontros e reuniões com a equipe, parceiros e pensadores do projeto, e ainda instituições de abrangência estadual e nacional afim de alinharmos informações e percebermos as necessidades do público alvo participantes dos setores da economia criativa em Goiás, e então desenvolvermos a construção do projeto e o plano de ações. 

A inauguração oficial do espaço, que também estará de portas abertas full time para receber e atender o público interessado, será no dia 26 próximo, às 10h no 1º andar do Ed. Parthenon Center, localizado na Rua 4, no setor central de Goiânia, onde também será a sede oficial do Goiás Criativo.

Legal né? Fiquem atentos... e logo mais teremos ótimas e novas notícias.

#creative #econonomy #economiacriativa #secult #sebrae #minc #sec #goiascriativo

Aniversário do Gatinho Felício

Ontem (14) vivenciamos um momento especial, onde comemoramos o Aniversário do Gatinho Felício, que é o bichinho de estimação da Sra. Sibelle Fonseca, proprietária da Vila Felícia Pet Shop, uma das clientes da LP Consultoria.

O Felício convidou as crianças do Condomínio e Abrigo Sol Nascente para participarem de seu aniversário de 5 aninhos de idade, e ao final entregou presentes a todas elas. As crianças conheceram o pet shop, aprenderam sobre a profissão do veterinário e a importância de cuidarmos dos animaizinhos. Legal né? Realmente foi uma delícia... E o presente, quem ganhou fomos nós. Se quiser saber mais clique aqui e visite a fanpage da Vila Felícia para ver as fotinhas! :)


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

The Book no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Edição com a foto premiada
Neste dia 12 estivemos (parte da equipe) em Brasília para participar da cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Um prêmio com a participação de empresas de todo o país e categorias diversas onde a Revista The Book (revista goiana em que eu - Leandro Pires trabalho) foi a vencedora da etapa estadual na categoria foto jornalismo. A The Book em sua 2a edição já está ganhando prêmios e foi a única revista do Estado de Goiás a ter sua vitória e participação em um prêmio nacional de tamanha referência. 

Infelizmente não recebemos o prêmio nacional, porém ficamos extremamente felizes ao saber que estivemos também entre os 05 finalistas nacionais, ou seja: as 05 melhores fotos do concurso em todo país. Legal né? A matéria na qual a revista recebeu a premiação das fotos foi "Ah se ela falasse francês" que nos conta um pouco sobre a história da marmelada Santa Luzia, produzida no interior de Goiás. Se quiser conhecer mais sobre a The Book, e ver a matéria com as fotos, clique e visite nosso site. E ainda fique atento... estamos fechando a revista para rodar a 4a edição que já tem data prevista para o final do mês de Agosto. E ainda, se quiser divulgar a sua marca em nosso material, é só dar um oi para mim que será um prazer te apresentar uma proposta. Enquanto isso... curta o conteúdo.

Luis Barreto - Presidente do Sebrae Nacional em abertura do evento

Edgar Soares (Fotógrafo), Adevânia Silveira (Jornalista e Editora Chefe), Leandro Pires (Consultor)
#thebook #premio #jornalismo #sebrae #psj2014





domingo, 10 de agosto de 2014

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

São Paulo Design Weekend

Acontece de 17 a 17 de Agosto a Design Weekend São Paulo. Quer saber mais? Clique aqui.

#design #inovacao #moda #cultura