quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência


O projeto "Uma vida igual para todos no compasso do Cordel" chega a Goiânia visando trazer informação, cidadania e cultura. Essa é uma iniciativa do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) da Presidência da República, com o intuito de difundir a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Convenção foi incorporada à legislação brasileira em 2009, com equivalência de emenda constitucional.

A oficina combina palestra e apresentação em literatura de cordel sobre o tema. Em Goiânia, será realizada no dia 3 de novembro, das 8h00 às 12h00, no Auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento também tem o objetivo de, com metodologias lúdicas, arte, poesia e música, multiplicar formadores de opinião para o combate ao preconceito. Em Goiânia, o evento conta com o apoio profissional da LP Consultoria, por meio do consultor Leandro Pires.  Além de Goiânia, até o fim do ano, as oficinas percorrerão outras nove capitais: Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Teresina (PI), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), São Paulo (SP). 

Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, as oficinas refletem o avanço que o país vive em relação à inclusão desse grupo. Destaque para a recente aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, responsável por colocar o Brasil entre os países com legislação mais avançada sobre o assunto. “Conseguimos ampliar significativamente o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, ao mercado de trabalho e a linhas de crédito, entre muitos outros direitos, por meio de um conjunto de políticas públicas implantadas nos últimos anos. Com essas oficinas, queremos ampliar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência e integrá-las mais à sociedade”, afirma. 

A CONVENÇÃO

Com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência, o Governo do Brasil ratificou, por meio do Decreto Federal n° 6.949, de 25 de agosto de 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Entre os princípios da Convenção estão o respeito pela dignidade inerente, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade. Em 2012, foi editada a Convenção no formato de literatura de cordel, poesia popular composta por rimas e estrofes, para leitura ou canto. Essa publicação traduz o conteúdo da Convenção de forma lúdica e serve como apoio para a apresentação das oficinas no projeto “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”.Para outras publicações sobre o tema clique aqui. Veja a programação e participe! 



Confira a programação:

"Uma Vida igual para todos no compasso do Cordel" em Goiânia
Data: 3 de novembro de 2015
Horário: 8h
Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Endereço: Palácio Alfredo Nasser – Alameda dos Buritis, 231. Setor Oeste - Goiânia
Entrada gratuita, mas é necessário se inscrever pelo e-mail cordelgoiania@libris.com.br. Vagas limitadas.

Prêmio TOP 100 de Artesanato


O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato é a mais importante ação que tem por objetivo identificar e premiar as 100 melhores unidades produtivas de artesanato mais competitivas do Brasil. Em 2016 o Sebrae realiza sua 4a edição que já conta com inscrições abertas com o prazo até 15 de Dezembro.

Nesta edição visa premiar não somente pela qualidade de produtos, mas também por suas práticas de gestão. As unidades participantes serão avaliadas por júris especializados que utilização critérios de avaliação como: práticas de inovação, qualidade nos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão. 


Para a inscrição o participante deverá possuir CNPJ próprio ou coletivo. A atual edição também trás a novidade de premiar os participante por meio de 07 categorias:

1. Objetos de uso pessoal, de adorno e acessórios de moda;
2. Objetos em madeira, bambu e MDF;
3. Objetos com matérias primas industrializadas ou recicladas (plásticos, PVC, metais, sucata...);
4. Objetos com matérias primas naturais e/ou processadas (frutos, sementes, cascas, folhas, flores, cipós, escamas, peles, couros, ossos, chifres);
5. Objetos frágeis (barro cozido, cerâmica, porcelana, gesso, biscuit, vidro e assemelhados);
6. Rendas, bordados, crochê e assemelhados;
7. Tecelagem e trançados com fibras vegetais ou naturais. 

Vale a pena participar. Se gostou da ideia, encontre sua categoria, clique aqui e faça já sua inscrição. 


Etapas do Prêmio

Inscrições: 15 de Setembro a 15 de Dezembro de 2015
Realização das 3 etapas do júri: Fevereiro a Junho de 2016
Divulgação dos resultados: 01 a 15 de Julho de 2016
Prazo para recurso: até sete dias corridos a partir da divulgação dos resultados
Premiação: Setembro de 2016



Informações de responsabilidade do realizador do Prêmio
#artesanato #economiacriativa #design 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Seminário Geografia da Criatividade - Quem são os convidados?

De que forma a criatividade gera impactos em uma cidade, como ela pode contribuir para a melhoria de vida das pessoas neste território? Uma rua um quarteirão um bairro tem o poder de tornar as pessoas e os negócios mais criativos? É sobre essa relação entre criatividade e território que o Sebrae Goiás realizará em Goiânia nos dias 28 e 29 de Outubro, o Seminário Geografia da Criatividade e Seminário Mapa dos Arranjos Criativos em Goiânia. O evento surge visando contribuir para o entendimento das relações entre esses sistemas complexos e de que forma essa relação contribui para a economia criativa.

Veja quem são os convidados e garanta já sua participação GRATUITA.











SERVIÇO

Seminário Geografia da Criatividade - Territórios, Economia e Talentos Inovadores
28.10.15 - 4a Feira: 18h30 às 19h - Café de Boas Vindas
19h às 23h
Local: Augustos Hotel - Sala Acrópole
Av. Araguaia 702, Centro - Goiânia-GO

Seminário Mapa dos Arranjos Criativos em Goiânia
29.10.15 - 5a Feira: 08h30 às 12h30 / 14h30 às 18h30
Local: Augustos Hotel - Sala Coliseum
Av. Araguaia 702, Centro - Goiânia-GO

ENTRADA FRANCA


Como garantir sua participação?

Faça sua inscrição clicando aqui ou ligue no 0800.570.0800 e faça já. Vagas limitadas!




#economiacriativa #creativeeconomy #economia #territorios #criatividade #talentos #cidades

Seminário Geografia da Criatividade - Sebrae Goiás


De que forma a criatividade gera impactos em uma cidade, como ela pode contribuir para a melhoria de vida das pessoas neste território? Uma rua um quarteirão um bairro tem o poder de tornar as pessoas e os negócios mais criativos? 

É sobre essa relação entre criatividade e território que o Sebrae Goiás realizará em Goiânia nos dias 28 e 29 de Outubro, o Seminário Geografia da Criatividade e Seminário Mapa dos Arranjos Criativos em Goiânia. O evento surge visando contribuir para o entendimento das relações entre esses sistemas complexos e de que forma essa relação contribui para a economia criativa.

O evento terá a condução de Alê Youssef, apresentador do programa Navegador da Globonews, comentarista do programa Esquenta da TV Globo e analista político da Revista Trip. Ainda, participarão do debate o mentor da Fundação Casa Grande no Cariri Alemberg Quindins, o mestre Ale Barreto que traz a rica experiência do Vidigal e da Rocinha além de Neila Carvalho que implantou o Armazém de Cultura em Serranópolis, Juliano Basso do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada e coletivos como Centopéia, Sobreurbana Casulo e Ao Meio.


SERVIÇO

Seminário Geografia da Criatividade - Territórios, Economia e Talentos Inovadores
28.10.15 - 4a Feira: 18h30 às 19h - Café de Boas Vindas
19h às 23h
Local: Augustos Hotel - Sala Acrópole
Av. Araguaia 702, Centro - Goiânia-GO

Seminário Mapa dos Arranjos Criativos em Goiânia
29.10.15 - 5a Feira: 08h30 às 12h30 / 14h30 às 18h30
Local: Augustos Hotel - Sala Coliseum
Av. Araguaia 702, Centro - Goiânia-GO

ENTRADA FRANCA


Como garantir sua participação?

Faça sua inscrição clicando aqui ou ligue no 0800.570.0800 e faça já. Vagas limitadas!




#economiacriativa #creativeeconomy #economia #territorios #criatividade #talentos #cidades

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Arte na Moda - Coleção MASP Rhodia

Foi lançada ontem (22) aqui na cidade de São Paulo a Exposição "Arte na Moda - Coleção MASP Rhodia" composta por 78 peças de vestuário produzidas entre as décadas de 60 e 70 por artistas e estilistas brasileiros e doadas para o museu pela empresa francesa Rhodia

A Rhodia - empresa química francesa lançava seus fios sintéticos no Brasil e promovia coleções de moda e desfiles shows como forma de divulgação de seus produtos, participando da lendária Feira Nacional da Indústria Têxtil (FENIT) e rodando grandes capitais brasileiras, reunindo profissionais de teatro, dança, música, artes e moda, para sua realização. 

Na exposição o público poderá contemplar peças de vestuário com estampas criadas por artistas brasileiros como Willys de Castro (1926-1988), Aldemir Martins (1922-1996), Hércules Barsotti (1914-2010), Carybé (1911-1997), entre outros. 

Esta fica em cartaz no período de 23 de Outubro a 14 de Fevereiro de 2016. A entrada custa até R$ 25,00 e meia entrada está disponível para estudantes. Vale lembrar que nas terças-feiras o MASP oferece entrada gratuita e nas quintas-feiras também, porém a partir das 17h. 








Imagens: divulgação

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

INSPIRA MAIS - Palestra Fórum de Inspirações Verão 2017


É hora de despertar!

E quem diz é Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal"O verão 2017 já chegou para quem faz e pensa em moda e como uma página em branco que precisa ser preenchida, a nova estação dá inicio a mais um ciclo. Uma narrativa terá que ser elaborada, e nela estarão contidas nossas experiências, nossas apostas e nossos acertos. É hora de despertar: liberar um fluxo de energia arrebatador, capaz de nos fazer buscar novos propósitos para o Verão 2017. A palavra despertar revela vários significados, tais como estar aberto às mudanças positivas, conhecer melhor a própria empresa e sua capacidade criativa, acompanhar o ciclo de vida dos produtos, contar uma história encantadora através dos produtos e sentir prazer em trabalhar. Sem essa sensação, nada parece realmente fazer sentido”.


Assim, o Sebrae Goiás por meio do projeto Indústria do Vestuário Regional Metropolitana, em parceria com a Assintecal trás para Goiânia no próximo dia 15 de outubro, a palestra do Fórum de Inspirações Verão 2017 – que será ministrada por Tatiana Souza, designer e consultora do Núcleo de Design da Assintecal. Será apresentado todos os conceitos e inspirações que antecipam a estação para os empresários e profissionais de moda. E nesta edição o evento trás uma novidade: a Oficina de Criação que acontecerá no período vespertino do mesmo dia com vagas limitadas e promete "acordar" a criatividade e inspiração dos participantes. Que tal? O evento é total free e para fazer sua inscrição é simples: clique aqui. Pronto! A gente se vê por lá. 
Fonte: Sebrae Goiás

Os 120 da Swaroviski

Durante a Paris Fashion Week a marca de cristais Swarovski organizou um mega evento para festejar seus 120 anos e ainda apresentar a World Jewelry Facets 2015. A comemoração, que durou 2 dias e aconteceu no Salons France-Amériques apresentou algumas das peças que estão no livro, chamado “Swarovski: Celebrating a History of Collaborations in Fashion, Jewelry, Performance, and Design”, também lançado no evento.
Em sua história de 120 anos a Swarovski contribuiu com algumas das principais maisons do mundo como Christian Dior, Valentino e Givenchy, além de conseguir manter a cultura e os negócios da empresa durante tanto tempo. Alguns vestidos que foram construídos com os famosos cristais estiveram em exposição no evento. Veja as fotos. Lindas de viver!

















Fonte: Crystals from Swaroviski