quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MAC GOIÁS abre novas exposições de arte

Em anos de crise, o que não pode faltar é criatividade e competência em gestãoCom esta declaração se inicia nosso bate papo com Márcia Pires a nova Diretora do Museu de Arte Contemporânea de Goiás - MAC | Goiás, unidade pertencente ao CentroCultural Oscar Niemeyer - CCON e administrado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás - SEDUCE.

É bem certo que com urgências maiores como a saúde e a segurança pública, a cultura se torna segunda opção para investimentos de qualquer gestão. Para tanto o ano de 2016 se inicia com a abertura de duas exposições simultâneas do acervo particular do museu: Cenas da arte brasileira - gravuras e desenhos, e Experiências, memórias e identidades - artistas goianos, ambas com curadoria de Gilmar Camilo. 

Mulher Nua, de 1972, Água forte de Babinski 

A primeira exposição será realizada na Galeria D.J. Oliveira composta por artistas nacionais que se destacaram nos gêneros gravura e desenho como Aldemir Martins, Alfredo Volpi, A. Lizárraga, Anna Bella Geiger, Tarsila do Amaral, Zé César, Wiklson Piran, entre outros. 


Vaqueiro Nordestino, de 1973, óleo sobre tela de Octo Marques 
Já a segunda exposição será realizada na Galeria Cleber Gouvêa. Faz um recorte da coleção de arte goiana do museu, trazendo um panorama da produção artística entre 1967 e 2015, abordando a contribuição destes artistas para as artes plásticas em Goiás e as diversas experiências artísticas que seguiram. Integram a exposição nomes consagrados da arte em Goiás como Amaury Menezes, Antônio Poteiro, Cleber Gouvêa, Dineia Dutra, D.J. Oliveira, Gustav Ritter, Nazareno Confaloni, Omar Souto, Octo Marques, Siron Franco, entre outros num total de 24 grandes artistas. 

Os Matadores, de 1976, têmpera sobre tela de D.J. Oliveira
Ainda, para as exposições abertas simultaneamente, foi desenvolvido pelo MAC | Goiás um projeto de arte-educação, com visitas guiadas, mediações e ações educativas com várias atividades direcionadas à coordenadores, professores e alunos da rede de ensino público e privado, complementa Márcia. 

Procissão, de 1970, óleo sobre tela de Nazareno Confaloni 

Vale a pena a visita!


SERVIÇO:
Exposições:
Cenas da arte brasileira nas coleções MAC | Goiás – gravuras e desenhos e Experiências, memórias e identidades – artistas goianos no acervo MAC | Goiás
Período das exposições: 20 de Janeiro a 24 de Abril de 2016
Horário: de terça a sexta-feira, das 10 às 18h. Sábado e domingo, das 12 às 19h.
Agendamento para visitas guiadas pelo telefone: (62) 3201-4918
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás - Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário