sábado, 23 de janeiro de 2016

"Mondrian e o Movimento Stijl" no CCBB São Paulo

Que Mondrian é um artista muito conhecido, isto ninguém pode negar. Mas cá entre nós, a moda o empoderou ainda mais quando nos anos 60 o estilista Yves Saint Laurent, idealizou um vestido inspirado em uma de suas obras, o quadro "Composição com Vermelho, Amarelo e Azul"Feito em jersey, a silhueta do vestido segue linha tubo (ou tubinho), sem mangas, decote careca e barra da saia na altura do joelho. 

Vestidos de Yves Saint Laurent
inspirado na obra de Mondrian

Como se sabe, a estampa do vestido traz a tela de Mondrian de cores primárias sendo aplicada na parte frontal do vestido. O lançamento foi um sucesso e logo se tornou (e ainda é) um dos vestidos mais famosos da história da moda e do mundo. Depois disto Mondrian foi comunicado por meio de mobiliários, calçados, artigos de decoração e até souvenirs. Não existe classe social ou econômica que não conheça a super color obra do artista, e automaticamente Piet Mondrian

Almofada e Luminária inspirada na obra de Mondrian


Bolsa inspirada em peças lego e quadro Mondrian



Tênis Mondrian, assinado pela Vans

Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido como Piet Mondrian foi um pintor neerlandês modernista que nasceu em 1872 e faleceu em 1944 na cidade de Nova York. Se tornou ícone do movimento De Stijl (traduzido para o literal "O Estilo"). 

Para contar um pouco dessa história, o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB da cidade de São Paulo, abre no próximo 25 a exposição "Mondrian e o Movimento Stijl" apresentando o percurso do artista, da figuração à abstração.  Com curadoria de Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen, são  cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias de artistas do movimento De Stijl

"Composição com Vermelho, Amarelo e Azul"
de Piet Mondrian, 1921. Óleo sobre tela - 59,5 x 59,5
Pertence atualmente ao Gemeentemuseum Dee Haag,
que mantém o Museu Escher, localizado em Haia, na Holanda.
 

A exposição é gratuita e os organizadores sugerem começar a visita pelo subsolo para melhor compreensão da evolução do artista e do movimento De Stijl. 



Serviço
"Mondrian e o Movimento Stijl" - 25.01 a 04.04.16
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB/SP
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo/SP
55-11-3113.3651 - ccbbsp@bb.com.br
4a a 2a das 09h às 21h
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário