sábado, 26 de março de 2016

Lançamento Fashion Cemetery no Palácio das Esmeraldas


No dia 23 aconteceu no Palácio das Esmeraldas (Casa do Governo do Estado de Goiás) café da manhã de lançamento oficial do livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery, oferecido pela Associação das Empresas Funerárias do Estado de Goiás (Aefego), momento em que também o renomado arquiteto Leo Romano entregou às mãos do governador o projeto proposto para requalificação do Cemitério Nossa Senhora de Santana.  

Governador Marconi Perillo - Foto: Rafa Brugger

Para o Governador, "valorizar o acervo art déco deve ser obrigação de todos nós”, disse, ao observar que Goiânia reúne o segundo maior patrimônio desse estilo no mundo, atrás apenas da cidade de Miami.


Leandro Pires
Coordenador do livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery
Foto: Rafa Brugger


Marconi também elogiou o projeto de requalificação da parte pública do cemitério assinada e apresentada por Leo, a convite do consultor Leandro Pires e do empresário Omar Layunta - idealizadores do projeto Santana, Cemitério Art Déco

"É uma proposta muito bacana. Sugiro que vocês ingressem imediatamente com pedido (de financiamento) no Fundo Estadual de Cultura, da Lei Goyazes e outros fundos nacionais (Lei Rouanet, por exemplo) e municipais para que seja implementado", aconselhou. Na avaliação do governador, o Cemitério Santana é um espaço que pode se tornar importante ponto turístico de Goiânia, a exemplo dos cemitérios da Consolação, em São Paulo; e Recoleta, na Argentina. "Quando fui a Buenos Aires pela primeira vez, fiz questão de visitá-lo", contou. 

Omar Layunta e Leandro Pires - idealizadores do projeto Santana, Cemitério Art Déco - Marconi Perillo recebe das mãos do arquiteto Leo Romano, projeto proposto para requalificação do Cemitério. Foto: Rafa Brugger


O LIVRO

O livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery - foi também apresentado no mesmo dia na Livraria Nobel do Shopping Bougainville onde se encontra disponível para compra. 

Capa Livro: Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery

A ação integra o projeto Santana Cemitério Art Déco, idealizado pelo consultor em Fashion Business Leandro Pires, e o empresário Omar Layunta. A obra inclui coleção desenvolvida por alunos de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), coordenada por Leandro Pires, que também assina o croqui - Pórtico Cemitério Nossa Senhora de Santana - que ilustra a capa.

Omar Layunta e Leandro Pires entregam livro ao Governador Marconi Perillo
Foto: Rafa Brugger

Leandro Pires, Marconi Perillo, Omar Layunta - atentos a apresentação do
arquiteto Leo Romano. Foto: Rafa Brugger

O livro é ilustrado pelo fotógrafo de moda Augusto Quinan, e traz ainda artigos da Profa. Maria Elizia - Doutora em Estudos Cemiteriais; do coordenador do curso de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Rogério Flori; do consultor Leandro Pires; do empresário Omar Layunta e do gestor cultural Décio Coutinho.

Convidados: Marilda Pires, Fátima Mendes e Urbano Pires - Palácio das Esmeraldas. Foto: Rafa Brugger
Jamile Quinan, Leandro Pires e o Fotógrafo de Moda Augusto Quinan
Foto: Rafa Brugger

Márcia Pires - Diretora do MAC | Museu de Arte Contemporânea
do CCON - Centro Cultural Oscar Niemeyer e Leandro Pires
Foto: Rafa Brugger

Leandro Pires e Adriane Teixeira - Gerente de Marketing Mega Moda Shopping

Café da Manhã inspirado no Livro de Receitas de Dona Gercina Borges, by
Buffet Casa de Dolores. Foto: Rafa Brugger


Leandro Pires, Profa. Maria Elízia (colaboradora do livro) e Omar Layunta - Lançamento na Livraria Nobel do Shopping Bougainville. Foto: Rafa Brugger

Lançamento Livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery, na Livraria Nobel - Shopping Bougainville. Foto: Rafa Brugger


O CEMITÉRIO

Construído em 1940, com 290 mil metros quadrados, o Cemitério Santana é o mais antigo de Goiânia. Possui estilo arquitetônico art déco, movimento de grande expressão da época e muito presente nas construções goianas. Lá estão os corpos de Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia e sua esposa Dona Gercina Borges; do poeta e escritor Leo Lynce; do jornalista, Jaime Câmara; do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, entre outras personalidades do Estado. O cemitério foi tombado em 2000 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário