sábado, 23 de janeiro de 2016

"Mondrian e o Movimento Stijl" no CCBB São Paulo

Que Mondrian é um artista muito conhecido, isto ninguém pode negar. Mas cá entre nós, a moda o empoderou ainda mais quando nos anos 60 o estilista Yves Saint Laurent, idealizou um vestido inspirado em uma de suas obras, o quadro "Composição com Vermelho, Amarelo e Azul"Feito em jersey, a silhueta do vestido segue linha tubo (ou tubinho), sem mangas, decote careca e barra da saia na altura do joelho. 

Vestidos de Yves Saint Laurent
inspirado na obra de Mondrian

Como se sabe, a estampa do vestido traz a tela de Mondrian de cores primárias sendo aplicada na parte frontal do vestido. O lançamento foi um sucesso e logo se tornou (e ainda é) um dos vestidos mais famosos da história da moda e do mundo. Depois disto Mondrian foi comunicado por meio de mobiliários, calçados, artigos de decoração e até souvenirs. Não existe classe social ou econômica que não conheça a super color obra do artista, e automaticamente Piet Mondrian

Almofada e Luminária inspirada na obra de Mondrian


Bolsa inspirada em peças lego e quadro Mondrian



Tênis Mondrian, assinado pela Vans

Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido como Piet Mondrian foi um pintor neerlandês modernista que nasceu em 1872 e faleceu em 1944 na cidade de Nova York. Se tornou ícone do movimento De Stijl (traduzido para o literal "O Estilo"). 

Para contar um pouco dessa história, o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB da cidade de São Paulo, abre no próximo 25 a exposição "Mondrian e o Movimento Stijl" apresentando o percurso do artista, da figuração à abstração.  Com curadoria de Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen, são  cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias de artistas do movimento De Stijl

"Composição com Vermelho, Amarelo e Azul"
de Piet Mondrian, 1921. Óleo sobre tela - 59,5 x 59,5
Pertence atualmente ao Gemeentemuseum Dee Haag,
que mantém o Museu Escher, localizado em Haia, na Holanda.
 

A exposição é gratuita e os organizadores sugerem começar a visita pelo subsolo para melhor compreensão da evolução do artista e do movimento De Stijl. 



Serviço
"Mondrian e o Movimento Stijl" - 25.01 a 04.04.16
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB/SP
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo/SP
55-11-3113.3651 - ccbbsp@bb.com.br
4a a 2a das 09h às 21h
Entrada Franca

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Lançamento Exposição MAC | Goiás

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás - MAC | Goiás, do Centro Cultural Oscar Niemeyer - CCON, abriu neste dia 19 duas exposições simultâneas: Cenas da arte brasileira nas coleções Mac Goiás - gravuras e desenhos, e Experiências, memórias e identidades - artistas goianos no acervo Mac Goiás, que reúne uma importante geração de artistas nacionais e goianos como Tarsila do Amaral, Volpi, Siron Franco, Nazareno Confaloni, Antônio Poteiro, Omar Souto, entre outros. 

Ambas com curadoria de Gilmar Camilo, permanecerão abertas para visitação até 24 de abril com entrada franca. Veja quem esteve presente no evento. Imagens: Eliel Mendes  

Visitantes da Exposição

Alex Barbosa - Consultor de Empresas, Márcia Pires - Diretora do MAC | Goiás, Lisandro Nogueira - Gestor do CCON e Gilson Andrade - Equipe CCON

Ariany Maessa - Personal Trainner, Márcia Pires - Diretora do MAC | Goiás e Amanda Pires - Empresária de Moda

Chef Humberto Marra 

O curador das exposições - Gilmar Camilo


Dra. Maria Elizia - Profa. e Conselheira MAC | Goiás

Consultor Leandro Pires e o Chef André Barros

Márcio Tormim - Tenente, Palmira Misa - Consultora Educacional, Márcia Pires - Diretora MAC | Goiás e Leandro Pires - Consultor de Empresas e The Book


Neuza Leão - Arquiteta e Conselheira MAC | Goiás

Obras Siron Franco

Obra Omar Souto - O Pagador de Promessa III

Ormando Pires - COMURG, Márcia Pires - Diretora MAC|Goiás e Lisandro Nogueira - Gestor CCON

Antônio Poteiro - Arqueologia Goiana

Vânia Abrão - Empresária e Colecionadora de Arte

MAC GOIÁS abre novas exposições de arte

Em anos de crise, o que não pode faltar é criatividade e competência em gestãoCom esta declaração se inicia nosso bate papo com Márcia Pires a nova Diretora do Museu de Arte Contemporânea de Goiás - MAC | Goiás, unidade pertencente ao CentroCultural Oscar Niemeyer - CCON e administrado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás - SEDUCE.

É bem certo que com urgências maiores como a saúde e a segurança pública, a cultura se torna segunda opção para investimentos de qualquer gestão. Para tanto o ano de 2016 se inicia com a abertura de duas exposições simultâneas do acervo particular do museu: Cenas da arte brasileira - gravuras e desenhos, e Experiências, memórias e identidades - artistas goianos, ambas com curadoria de Gilmar Camilo. 

Mulher Nua, de 1972, Água forte de Babinski 

A primeira exposição será realizada na Galeria D.J. Oliveira composta por artistas nacionais que se destacaram nos gêneros gravura e desenho como Aldemir Martins, Alfredo Volpi, A. Lizárraga, Anna Bella Geiger, Tarsila do Amaral, Zé César, Wiklson Piran, entre outros. 


Vaqueiro Nordestino, de 1973, óleo sobre tela de Octo Marques 
Já a segunda exposição será realizada na Galeria Cleber Gouvêa. Faz um recorte da coleção de arte goiana do museu, trazendo um panorama da produção artística entre 1967 e 2015, abordando a contribuição destes artistas para as artes plásticas em Goiás e as diversas experiências artísticas que seguiram. Integram a exposição nomes consagrados da arte em Goiás como Amaury Menezes, Antônio Poteiro, Cleber Gouvêa, Dineia Dutra, D.J. Oliveira, Gustav Ritter, Nazareno Confaloni, Omar Souto, Octo Marques, Siron Franco, entre outros num total de 24 grandes artistas. 

Os Matadores, de 1976, têmpera sobre tela de D.J. Oliveira
Ainda, para as exposições abertas simultaneamente, foi desenvolvido pelo MAC | Goiás um projeto de arte-educação, com visitas guiadas, mediações e ações educativas com várias atividades direcionadas à coordenadores, professores e alunos da rede de ensino público e privado, complementa Márcia. 

Procissão, de 1970, óleo sobre tela de Nazareno Confaloni 

Vale a pena a visita!


SERVIÇO:
Exposições:
Cenas da arte brasileira nas coleções MAC | Goiás – gravuras e desenhos e Experiências, memórias e identidades – artistas goianos no acervo MAC | Goiás
Período das exposições: 20 de Janeiro a 24 de Abril de 2016
Horário: de terça a sexta-feira, das 10 às 18h. Sábado e domingo, das 12 às 19h.
Agendamento para visitas guiadas pelo telefone: (62) 3201-4918
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás - Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia-GO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O adeus a David Bowie

Imagem: Divulgação

Conhecido e imortalizado por sua irreverência e alta contribuição com a música, moda e cultura, David Bowie será lembrado e homenageado para sempre. O cantor faleceu na madrugada desta segunda-feira (11.01) em decorrência de complicações de um câncer que enfrentava a 18 meses. 

Aos 69 anos de idade, "...morreu em paz, ao lado de seus familiares...". Assim foi declarado em sua página oficial. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Vitrinismo com Sylvia Demetresco

Sylvia Demetresco
Imagem: Divulgação

Quem tem também está na nova edição da revista The Book é a querida Sylvia Demetresco, que conta tudo sobre vitrinismo e visual merchandinsing em um café que tomamos juntos em Paris. Lugar que Sylvia conhece como a palma da mão. 

Sylvia é doutora em Comunicação e Semiórica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Já ministrou aulas em universidades da Suíça e em Paris, com matérias de visual merchandising e mercado do luxo. Também trabalhou como diretora de VM na empresa Relógios Rolex por 30 anos e VM da loja Natura em Paris, tendo comandado a abertura da mesma. Você não vai perder né? Leia on-line ou adquira seu exemplar nas principais revistarias e livrarias de Goiânia. 


#sylviademetresco #visualmerchandinsing #vitrinismo #thebook 

Caito Maia: Chilli Beans em alta

Imagem: Divulgação


Caito Maia, fundador e CEO da maior marca de óculos de sol da América Latina - Chilli Beans, é um dos entrevistados da nova edição da The Book. O empresário conta sua trajetória de empreendedorismo no mundo da moda e ainda planos para o futuro da marca. A matéria é assinada por mim, Leandro Pires e você pode saber mais lendo a revista on-line. Se preferir o cheirinho de papel (como eu), encontrará nas melhores livrarias e revistarias da cidade de Goiânia. Boa leitura!

#caitomaia #chillibeans #thebook #economiacriativa #moda #fashion

The Book No Ar

A nova edição da revista The Book já está circulando nos melhores eventos de Goiânia, a venda nas melhores revistarias da cidade e ainda na internet. 

Traz na capa o famoso artista plástico Siron Franco e ainda um panorama da moda goiana. Matérias sobre gastronomia, viagens, decoração também contemplam o exemplar. Vocês vão adorar. Quer saber mais? Adquira a sua, ou veja on-line.


Capa: Siron Franco
Imagem: Edgard Soares


#sironfranco #thebook #economiacriativa #arte