sábado, 26 de março de 2016

Lançamento Fashion Cemetery no Palácio das Esmeraldas


No dia 23 aconteceu no Palácio das Esmeraldas (Casa do Governo do Estado de Goiás) café da manhã de lançamento oficial do livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery, oferecido pela Associação das Empresas Funerárias do Estado de Goiás (Aefego), momento em que também o renomado arquiteto Leo Romano entregou às mãos do governador o projeto proposto para requalificação do Cemitério Nossa Senhora de Santana.  

Governador Marconi Perillo - Foto: Rafa Brugger

Para o Governador, "valorizar o acervo art déco deve ser obrigação de todos nós”, disse, ao observar que Goiânia reúne o segundo maior patrimônio desse estilo no mundo, atrás apenas da cidade de Miami.


Leandro Pires
Coordenador do livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery
Foto: Rafa Brugger


Marconi também elogiou o projeto de requalificação da parte pública do cemitério assinada e apresentada por Leo, a convite do consultor Leandro Pires e do empresário Omar Layunta - idealizadores do projeto Santana, Cemitério Art Déco

"É uma proposta muito bacana. Sugiro que vocês ingressem imediatamente com pedido (de financiamento) no Fundo Estadual de Cultura, da Lei Goyazes e outros fundos nacionais (Lei Rouanet, por exemplo) e municipais para que seja implementado", aconselhou. Na avaliação do governador, o Cemitério Santana é um espaço que pode se tornar importante ponto turístico de Goiânia, a exemplo dos cemitérios da Consolação, em São Paulo; e Recoleta, na Argentina. "Quando fui a Buenos Aires pela primeira vez, fiz questão de visitá-lo", contou. 

Omar Layunta e Leandro Pires - idealizadores do projeto Santana, Cemitério Art Déco - Marconi Perillo recebe das mãos do arquiteto Leo Romano, projeto proposto para requalificação do Cemitério. Foto: Rafa Brugger


O LIVRO

O livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery - foi também apresentado no mesmo dia na Livraria Nobel do Shopping Bougainville onde se encontra disponível para compra. 

Capa Livro: Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery

A ação integra o projeto Santana Cemitério Art Déco, idealizado pelo consultor em Fashion Business Leandro Pires, e o empresário Omar Layunta. A obra inclui coleção desenvolvida por alunos de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), coordenada por Leandro Pires, que também assina o croqui - Pórtico Cemitério Nossa Senhora de Santana - que ilustra a capa.

Omar Layunta e Leandro Pires entregam livro ao Governador Marconi Perillo
Foto: Rafa Brugger

Leandro Pires, Marconi Perillo, Omar Layunta - atentos a apresentação do
arquiteto Leo Romano. Foto: Rafa Brugger

O livro é ilustrado pelo fotógrafo de moda Augusto Quinan, e traz ainda artigos da Profa. Maria Elizia - Doutora em Estudos Cemiteriais; do coordenador do curso de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Rogério Flori; do consultor Leandro Pires; do empresário Omar Layunta e do gestor cultural Décio Coutinho.

Convidados: Marilda Pires, Fátima Mendes e Urbano Pires - Palácio das Esmeraldas. Foto: Rafa Brugger
Jamile Quinan, Leandro Pires e o Fotógrafo de Moda Augusto Quinan
Foto: Rafa Brugger

Márcia Pires - Diretora do MAC | Museu de Arte Contemporânea
do CCON - Centro Cultural Oscar Niemeyer e Leandro Pires
Foto: Rafa Brugger

Leandro Pires e Adriane Teixeira - Gerente de Marketing Mega Moda Shopping

Café da Manhã inspirado no Livro de Receitas de Dona Gercina Borges, by
Buffet Casa de Dolores. Foto: Rafa Brugger


Leandro Pires, Profa. Maria Elízia (colaboradora do livro) e Omar Layunta - Lançamento na Livraria Nobel do Shopping Bougainville. Foto: Rafa Brugger

Lançamento Livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery, na Livraria Nobel - Shopping Bougainville. Foto: Rafa Brugger


O CEMITÉRIO

Construído em 1940, com 290 mil metros quadrados, o Cemitério Santana é o mais antigo de Goiânia. Possui estilo arquitetônico art déco, movimento de grande expressão da época e muito presente nas construções goianas. Lá estão os corpos de Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia e sua esposa Dona Gercina Borges; do poeta e escritor Leo Lynce; do jornalista, Jaime Câmara; do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, entre outras personalidades do Estado. O cemitério foi tombado em 2000 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de Goiânia.

domingo, 20 de março de 2016

Sylvia Demetresco e Bel Lobo em Goiânia

O Centro Cultural Oscar Niemeyer - CCON será palco para a realização do Seminário Soma Decor, evento idealizado pelo Grupo Soma Decor que em parceria com o Sebrae Goiás, convidou Sylvia Demetresco e Bel Lobo para um bate papo sofisticado sobre arquitetura, design, decoração, vitrinismo e visual merchandising.


Centro Cultual Oscar Niemeyer - CCON - Sala Tadeu Batista - Imagem: divulgação

Sylvia falará aos presentes sobre a história, arte e consumo por meio das vitrinas, mostrando sua importância em um ponto de venda (PDV) e a força que o visual merchandising (VM) pode promover ao empreendimento quando bem compreendido e bem aplicado. Na ocasião, em momento único e inédito, fará o lançamento oficial de sua mais nova obra que conta a história de São Paulo por meio das vitrinas: VITRINAS - História, Arte e Consumo em São Paulo.

Sylvia Demetresco - Imagem: divulgação

Referência internacional em vitrinismo e visual merchandising e autora de 12 livros sobre o tema, Sylvia é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Ministrou aulas em Universidades da Suíça e em Paris sobre visual merchandising e mercado do luxo. Também trabalhou como diretora de VM na empresa Relógios Rolex por 30 anos e VM da Loja Natura em Paris. Atualmente viaja ministrando palestras, cursos, workshops e atuando em cursos de pós graduação no Brasil e no exterior.

Bel Lobo - Imagem: divulgação


A arquiteta Bel Lobo que fez sucesso à frente do programa "Decora" do canal por assinatura GNT, traz o tema "O Espaço Refletido - arquitetura e design de ambientes" em uma linguagem descontraída e interessante, voltada para os profissionais do setor, com atualizações do mundo da arquitetura e do design, e ainda relatos de suas experiências e trajetória profissional. 
Arquiteta, formada pela FAU-UFRJ é sócia-fundadora da be.bo. , escritório de arquitetura com sede no Rio de Janeiro que desenvolve projetos de lojas e restaurantes em todo o Brasil e exterior. Criou em 2013 a M.O.O.C., onde desenvolve "móveis, objetos e outras coias", tendo lançado em 2014 uma linha em parceria com a varejista Tok&Stok. De 2011 a 2014 esteve à frente do programa "Decora", no canal por assinatura GNT, onde também apresentou o programa "Lá Fora com Bel Lobo".

O evento é gratuito e direcionado para empresários e profissionais do setor, mediante retirada prévia dos convites nas lojas associadas: EBM-Mármores e Acabamentos, OGGI Ambientes, Revestic, UBÁ VASOS, VEZZO ILUMINAÇÃO

Vitrinas - História, Arte e Consumo em São Paulo - Autora: Sylvia Demetresco


PROGRAMAÇÃO / SERVIÇO

Seminário Soma Decor com Sylvia Demetresco e Bel Lobo
Data: 29.03.16 - 3a Feira
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Auditório Tadeu Batista)

19h30 - Sylvia Demetresco: Vitrinas - Historia, Arte e Consumo
20h15 - Bel Lobo: O espaço refletido - Arquitetura e design de ambientes
21h30 - Lançamento livro Vitrinas - História, Arte e Consumo em São Paulo e coquetel de autógrafos.

Informações: (62) 3285.4900
Evento Gratuito - Vagas limitadas

quarta-feira, 16 de março de 2016

Chilli Beans Fashion Cruise 2016

MSC Splendida


A convite da Chilli Beans e Dreamakers, o Consultor Leandro Pires estará a bordo do navio MSC Splendida, para acompanhar a próxima edição do Chilli BeansFashion Cruise.



Editorial

Pela primeira vez na temporada brasileira, o transatlântico de luxo também é o único navio de moda do Brasil, e traz uma programação pesada para os participantes, rica em conhecimento e informação de moda, e ainda o 1º Congresso de Economia Criativa em alto mar, encabeçado pela famosa escola italiana de moda, Instituto Marangoni.Cruise Collections de grandes marcas, oficinas e whorksops são algumas das ações já programadas para acontecer de 1º a 04 de Abril, além de roteiros de moda em terra, nas cidades de Búzios e Ilhabela, e festas comandadas pela badalada Dedge, de São Paulo.

Estilista e Produtor de Moda da Rede Globo - Dudu Bertholin

O pontapé inicial acontece no dia 31 de Março na Livraria Cultura Conjunto Nacional em São Paulo, com mesas redondas e palestras de Fashion MarketingCaito Maia, dono da Chilli Beans, Thais Gusmão, Walério Araújo, Dudu Bertholini, Alexandre Hertchcovitch são alguns dos estilistas e empresários de moda que estão presentes no evento.


Caito Maia - CEO da Chilli Beans

Também acontecerão desfiles das marcas Ellus Second Floor, Blue Man, Amapô, Wasabi, Cavalera, entre outros. A idealização e organização do evento são da empresária Carla Wolff, da Dreamakers e em Goiânia a Bytour Viagens comanda as vendas dos pacotes. Leandro Pires fará cobertura para imprensa e entrevistas com profissionais de moda para a revista The Book, empresa goiana que atua como colaborador e consultor de negócios. Participe você também!



Estilista de Moda Íntima - Thais Gusmão


SERVIÇO
Chilli Beans Fashion Cruise
By Tour Viagens - (62) 3945.6346/8477.5663 - Falar com Rose

Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery

Capa Livro: inspirado no pórtico do Cemitério Santana, assinada pelo consultor Leandro Pires

No próximo dia 23 de março, quarta-feira, em evento fechado para imprensa e convidados, a Sala Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas, será palco do lançamento do livro Santana Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery, em uma ação inédita no Brasil, durante café da manhã para imprensa e convidados. O livro apresenta a coleção cápsula desenvolvida pelos alunos de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo - Unidade Goiânia). 

A atividade foi proposta e coordenada pelo consultor em Fashion Business, Leandro Pires, que juntamente com o empresário Omar Layunta, é idealizador do projeto Santana Cemitério Art Déco,  que busca resgatar e propagar a história e cultura goiana, por meio da requalificação da primeira necrópole da Capital, que em 2015 completou 75 anos de funcionamento.

Imagem: Augusto Quinan / Hair/Beauty: Rodrigo Lopes / Styling: Tamyris Bueno / Modelo: Rayrika / Agência: Central Model / Assinado pela designer: Stefanie Ferreira de Sá 

Os trabalhos dos alunos abrangeram quatro matérias do curso de graduação em Design de Moda que, acompanhados pelo coordenador do curso, Rogério Flori, e docentes da Universidade, contemplaram estudos e pesquisas em torno de personagens célebres da cultura goiana sepultados no local e, principalmente, na arquitetura art déco fortemente expressada na fachada do cemitério.

Imagem: Augusto Quinan/Hair/Beauty: Rodrigo Lopes/Styling: Tamyris Bueno/Modelo: Fernanda Rios/Agência: Central Model/Assinado pelo designer: Raven Aragane

O livro apresenta o editorial de moda produzido pelos alunos, acompanhados de respectivos textos de apresentação, inspiração, bem como as referências para a construção da mini coleção. Traz ainda textos assinados pelo coordenador do curso de Moda da Universo, Rogério Flori, pelo consultor Leandro Pires, que também escreveu um texto em homenagem ao fundador da cidade de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e sua esposa Dona Gercina Borges; o empresário Omar Layunta que discorre sobre a imortalidade e pelo gestor cultural Décio Coutinho, que apresenta um olhar a respeito da Economia Criativa

Imagem: Augusto Quinan/Hair/Beauty: Rodrigo Lopes/Styling: Tamyris Bueno/Modelo: Nicole Franches, Rayrika, Fernanda Rios/Agência: Central Model/Assinado pelos designers: Marcela Bauer, Liliane M. Silva, Ruth E. Vieira 

A apresentação da obra ficou a cargo da professora Maria Elizia, doutora em Estudos Cemiteriais, que aborda a história e a importância dos cemitérios na sociedade contemporânea. O fotógrafo de moda Augusto Quinan, que assina o ensaio, promoveu as imagens em estúdio utilizando ainda elementos fotográficos assinados pelo fotógrafo paulistano Caio Gallucci

Durante o evento no palácio, os coordenadores do Santana Cemitério Art Déco  aproveitarão para fazer a entrega oficial às autoridades do projeto de arquitetura assinado pelo arquiteto Leo Romano que já confirmou presença. Reconhecido nacionalmente por seu trabalho, Leo foi convidado por Layunta e Pires para elaborar o projeto de requalificação do cemitério, voluntariamente. 


Lançamento Público

No mesmo dia, às 19h o livro ganhará novo lançamento, desta vez na Livraria NOBEL do Shopping Bougainville, onde estará disponível para comercialização. O evento está aberto a todo público.

SERVIÇO
Lançamento livro Santana, Cemitério Art Déco - Fashion Cemetery
23 de Março, 4a Feira - 19h
Livraria NOBEL - Shopping Bougainville
Aberto ao público

CONTATOS
Assessoria de Imprensa: Adevania Silveira - (55) (62) 9972.1772 - 
Leandro Pires - (55) (62) 9613.0199 - 8106.7594
Omar Layunta - (55) (62) 9969.0348

quarta-feira, 9 de março de 2016

Orquestra Sinfônica de Goiânia - Temporada 2016



A Orquestra Sinfônica de Goiânia se prepara para as apresentações da Temporada 2016.
Será o primeiro concerto oficial, que acontecerá no dia 15 de Março no Teatro Sesi, sob a regência do Maestro Joaquim Jayme e Solo de Samuel Dias (Spalla). A entrada é franca e no programa participam obras de Beethoven e Khachaturian.


SERVIÇO
15 de Março 2016 - 20h30 - Teatro SESI
Av. João Leite, 1013 - Setor Santa Genoveva
Ao lado do Clube Ferreira Pacheco
(62) 3269.0800 / 3269.0808
Informações: contatosinfonicagyn@gmail.com

ACTIO CORPORIS - Pocket Expo


A fotógrafa Lu Barcelos lança amanhã no Café Cariño, a pocket expo Actio Corporis. Essa pocket esposição trata-se de um breve recorte do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da carreira da artista. 

Em física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. Actio Corporis capta numa linguagem poética essa variação espacial de posição dos belos corpos de bailarinos e atores.

Ao invés de selecionar apenas parte do movimento, o intuito aqui é derreter, mesclar, borrar, fundir toda a variação espacial desses corpos em apenas um quadro, relata Lu Barcelos. Um convite a observação do processo poético do movimento.
A exposição é aberta ao público e permanece até o dia 03 de Abril. Lu Barcelos é formada em Comunicação Social pela UFG, em Fotografia pela Escola Panamerica de Artes, em São Paulo e faz parte da Associação de Fotógrafos Fototech. Possui colaboração em projetos de dança, música e de artes visuais. Participante de diversas exposições coletivas, teve sua primeira exposição individual em 2013, na Galeria Potrich em Goiânia. Fundadora do estúdio Chocolate Fotografias, já participou de muitos trabalho com a Cia Quasar de dança. Atua na área de fotografia de família, institucional e publicitária.

SERVIÇO
Exposição: Actio Corporis
Data: 10.03 a 02.04.16
Local: Café Cariño - Grãos Especiais 
Endereço: Rua 1.1136, n.530 - St. Marista - 62.3241.3278
Funcionamento: 2a a 4a - 11h30 às 20h / 5a a Sábado - 11h30 às 00h