quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Projeto Brasil Original - Artesanato Goiano

Com inscrições abertas até 12 de Janeiro de 2018, o SEBRAE|GO publicou neste dia 14 de Novembro o Termo de Referência para seleção de unidades produtivas de artesanato, para inserção no Catálogo do Projeto Brasil Original - Artesanato Goiano.


Trabalhos da Cooperativa Bordana, ganhadoras do Prêmio TOP 100 de Artesanato 2017 Imagem: Lu Barcelos (Chocolate Fotografias)

O Projeto Brasil Original tem abrangência nacional atuando em vários estados brasileiros com o foco de potencializar os pequenos negócios no setor do artesanato, setor este que também se enquadra como um dos fortes segmentos da economia criativa. O projeto que em Goiás é comandado pela Gestora Vera Lúcia já vem promovendo diversas ações de capacitação, consultorias, missões técnicas e atividades de acesso a mercados. Prevê ainda futuras ações para os anos de 2018 e 2019 que seguirá com a gestão do analista Décio Coutinho também colaborador do SEBRAE|GO.

Cabocla Criações - projeto comandado pela artesã e empresária Milena Curado na Cidade de Goiás, com presidiárias do presídio feminino da cidade. 

A oportunidade em tela vem divulgar não somente o Estado de Goiás como celeiro do artesanato brasileiro, mas principalmente os pequenos negócios de artesanato fortalecendo seu branding, divulgando seus produtos e potencializando sua comercialização. 


A artesã "Fatinha" de Olhos D'Agua que trabalha com fibras naturais 


Para informação, o mercado de artesanato no Brasil já ultrapassa a casa dos 50 bilhões de reais por ano. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2015), existem no Brasil 8,5 milhões de pessoas envolvidas com o artesanato, e a atividade já representa cerca de 3% do Produto Interno Brasileiro (PIB). Considerado o maior evento de artesanato na América Latina, a FENEARTE recebe mais de 310 mil visitantes que durante os dias do evento buscam adquirir produtos artesanais no varejo e no atacado. Em 2014 um dos principais players desse mercado, voltado para o marketplace de produtos artesanais, gerou 170 milhões de reais, e registrou crescimento de 127% para o ano de 2015. Conforme dados da SED - Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás, por meio do PAB|GO - Programa de Artesanato do Brasil (2017), o Estado de Goiás está em 8º lugar com maior quantidade de artesãos que já receberam suas carteiras de registro profissional. CLIQUE AQUI e fique por dentro do edital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário