quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

COLETTE - o templo da moda parisiense fecha suas portas

O dia de ontem (20 de Dezembro) ficará na história da moda mundial. Encerra-se uma das carreiras mais cool, très chic e conceitual da moda francesa, depois de 20 anos de sucesso: a colette.

Imagem: Divulgação

Conhecida como o "templo da moda" foi fundada em 1997 por Colette Roussaux, e nos últimos anos vinha sendo tocada por sua filha Sarah Andelman, que conseguiu promover a loja a um ponto de parada para todos os fashionistas em Paris. Localizada na famosa rua Saint-Honoré e vizinha de marcas como Roger & GalletMiu Miu e Fendi, a loja possuía quase 750 metros quadrados distribuídos em três andares totalmente brancos. Lá podíamos encontrar um bar/restaurante com 180 marcas de água, galeria de arte, corner de steetwear, brinquedos, roupas, acessórios, livros, joias, agendas e um monte de outras coisinhas que compunham o mix da colette. Foi lá também que a Apple decidiu lançar no mundo o Apple Watch, com presenças de Anna Wintour e Karl Lagerfeld. Mon Dieu! Dá pra sentir o savoir-fare do lugar né?

Imagem: Divulgação

Grandes marcas mundiais fizeram parceria com a colette: Hermès fez uma coleção de lenços em colaboração com a marca; Chanel abriu uma pop-up store em parceria numa garagem em 2011; o McDonald's criou uma linha de roupas; a Barbie comemorou seus 50 anos e a Coca-Cola lançou seu novo refrigerante "Life", no bar da loja. 

Meu óculos que comprei na colette

A colette tinha também o poder de lançar novos estilistas ditando assim a moda atual e futura. Ter seu produto comercializado pela colette era dar um salto triplo na carreira de qualquer profissional. Porém mesmo com o potencial do empreendimento que em 2016 faturou US$ 36 milhões, as empreendedoras justificam a busca por uma aposentadoria e vida mais tranquila. Sem tantas correrias.

Minha agenda 2018 que comprei na colette em Outubro

Tive o prazer de não somente conhecer a colette mas também de consumir algumas coisinhas por lá. Era uma perdição. Tudo acessível às mãos e encantador aos olhos. Duas coisas que mais gostei de ter comprado por lá: um óculos de grau lindo de viver assinado pois designers franceses e a minha agenda de 2018 com desenhos e mensagens francesas para o ano vindouro. Linda e prática, dois objetos que agora se tornam históricos e memoráveis, sempre me remetendo à experiência que vivi na colette e no mundo da moda universal que agora não mais existirá. Como diz Sarah Andelman, filha de Colette: "Quem viveu, viveu. Quem não viveu, desolé!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário